O governo do Paraná pediu nesta terça-feira (2) a prisão do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e do subsecretário do órgão, Eduardo Guerra, por eles não terem cumprido decisão do Supremo Tribunal Federal que obriga o pagamento de um empréstimo federal ao Estado. Para o senador Alvaro Dias, o governo do Paraná está sendo discriminado por questões eleitorais:
“É deplorável; uma discriminação odienta que atinge o povo do Paraná. Se o desejo é prejudicar o governador Beto Richa, o resultado é um prejuízo enorme para a população. Nunca se viu um caso como esse na história desse País: um governador ter que recorrer ao STF para liberar recursos que pertencem ao Estado. É hora de restabelecermos um mínimo de dignidade na administração pública. Há um interesse eleitoral explícito quando o governo do PT não confere ao Paraná um direito que é seu”, disse.
Alvaro Dias disse ainda que o governo Federal está agindo como proprietário do dinheiro público. “O que interessa saber é por que o governo federal liberou recursos para todos os estados, e não liberou para o Paraná. Se houvesse justificativa, o STF não teria concedido 3 liminares favoráveis ao Estado”, complementou o senador.
o Proinveste, linha de financiamento para obras de infraestrutura, foi liberado há cerca de dois anos para todos os estados da federação, menos o Paraná, que tinha direito a R$ 816 milhões.O governo de Beto Richa recorreu ao STF, que ordenou a sua liberação.