“Espelho, espelho meu, qual dos quatro grandes mercados emergentes será o primeiro a perder o grau de investimento? Muito provavelmente o Brasil”, afirma o jornal britânico “Financial Times” em texto publicado nesta quarta-feira. Assim, o país seria o primeiro do grupo conhecido como Bric (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) a perder o grau de investimento, nível considerado seguro para investimentos.

De acordo com analistas do banco britânico Barclays ouvidos pelo Financial, a perda do título poderia ocorrer no início de 2014 se a economia brasileira não acelerar seu crescimento e a situação fiscal continuar deteriorada. “Os resultados fiscais do mês de setembro vieram muito mais fracos do que o esperado, atingindo R$ 10,4 bilhões, muito acima do que aguardava o mercado. O surpreendente resultado pobre foi impulsionado principalmente por um forte avanço das despesas extraordinárias durante o mês, mas as receitas menores que as esperadas também intensificaram o déficit”, afirma o texto.

O downgrade brasileiro poderia ocorrer, segundo o FT, principalmente porque aumentam as preocupações com relação ao superávit primário, que segue ladeira a baixo, e o avanço da dívida líquida do setor público.