O jornal britânico “Financial Times”, em seu site na internet, criticou hoje a presidente Dilma Rouseff por divulgar estatísticas não oficiais sobre a economia brasileira. A publicação se refere à entrevista dada pela presidente à edição em português do jornal espanhol “El País”, em que ela afirmou que o Produto Interno Bruto Brasileiro de 2012 cresceu, na verdade, 1,5%, em vez dos 0,9% divulgados pelo IBGE. A publicação inglesa afirmou que o governo brasileiro sabe “como deixar os investidores preparados para tudo”.

Na entrevista ao El País, Dilma afirmou que “esta semana resolveram reavaliar o PIB. E o PIB do ano passado, que era 0,9%, passou para 1,5%. Nós sabíamos que não era 0,9%, que estava subestimado o PIB”. Responsável pela apuração do PIB, o IBGE não confirmou as informações de Dilma, e disse apenas que divulgará, no próximo dia 3/12, os indicadores do terceiro trimestre e eventuais revisões do PIB de trimestres anteriores. “Grande notícia, certo?”, diz o jornal Financial Times. “No entanto, investidores ficaram coçando as cabeças depois que o IBGE recusou confirmar se a revisão é verdadeira”.

“O Brasil está longe de outros países como a Argentina em relação à estatística criativa”, diz o Financial Times. “No entanto, com a credibilidade da equipe econômica sob crescente escrutínio por causa das contas fiscais, Dilma deveria ter escolhido uma forma mais convencional de anunciar uma revisão tão significante do PIB”, afirma o jornal britânico. Leia mais no site G1.