Na última sessão plenária de 2013 no Senado, Alvaro Dias protestou e lamentou pela atitude do governo do PT de discriminação com o Estado do Paraná. Como explicou o senador paranaense, apesar de todas as tentativas dele e da bancada estadual de tentar votar ainda neste ano dois empréstimos que se referem a financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para programas do governo estadual, o Poder Executivo não enviou ao Congresso as mensagens presidenciais solicitando autorização para a efetivação das operações de crédito.

Os dois novos empréstimos são para os programas “Profisco – aperfeiçoamento da execução dos programas de gestão tributária e financeira do governo estadual” – no valor de R$ 19 milhões; e “Família Paranaense – articulação de políticas públicas de várias áreas do governo estadual e dos municípios para a melhoria de vida das famílias em condição de extrema pobreza” – no valor de R$ 131 milhões. Segundo o senador Alvaro Dias, os dois projetos foram aprovados e liberados pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Ministério da Fazenda, mas uma série de novos obstáculos foram interpostos pelo governo Dilma, o que impossibilitou a sua votação ainda neste ano.

Para Alvaro Dias, a atitude do governo do PT representa uma perseguição ao governo paranaense, com claros e profundos prejuízos para a população do Estado. Em consequência da discriminação e do tratamento diferenciado a que o Paraná foi submetido pelo Palácio do Planalto, quem sofrerá as consequências serão os paranaenses que seriam atendidos pelos dois programas do governo estadual.

“Este é um comportamento que deve se repudiado pelo Congresso Nacional. A discriminação não cabe a um governo sério, pelo contrário. A discriminação só cabe a um governo desonesto. Em respeito especialmente a este período do ano que estamos, no qual devemos semear a paz, não citarei nomes nem responsabilizarei pessoas, mas houve, da parte do governo federal, desonestidade política e desrespeito ao povo paranaense. Quero lamentar que este governo adote pesos diferentes para estados que devem ser tratados igualmente. O Paraná não pode continuar sendo desprezado em razão de interesses políticos partidários. O povo do Paraná paga impostos e trabalha arduamente, tanto que o Estado, neste ano, cresceu o dobro do que crescerá o Brasil. Ou seja, o Paraná oferece uma extraordinária contribuição ao PIB brasileiro, portanto, não pode ser discriminado pelo Poder Executivo. Lamentamos profundamente que o governo Dilma estabeleça esse tratamento diferenciado. O povo do Paraná não merece esse desrespeito. Presidente Dilma, respeite o povo do Paraná!”, disse o senador Alvaro Dias.

Foto: Luiz Wolff