Depois do aumento de 0,5% na taxa básica de juros do País, a Selic (elevando o indicador para 10,5%), o Banco Central divulgou ata sinalizando que continuará a política de aumento dos índices ao longo deste ano. Nesta segunda-feira, o próprio boletim Focus do BC, que consulta mais de 100 analistas e economistas de instituições financeiras, já refez suas perspectivas e passou a prever uma taxa de juros de 11% neste ano. O senador Alvaro Dias, ouvido pela Rádio Senado, afirma que, no início dos trabalhos do Congresso, em fevereiro, irá cobrar da equipe econômica medidas que reduzam a inflação e a taxa de juros.
À Rádio Senado, Alvaro Dias destacou que a equipe econômica do governo Dilma manipulou alguns números para fechar as contas do ano passado. Mas ressaltou que o consumidor já sente no bolso a alta da inflação.
“A inflação está sobretudo impactando nos alimentos. Quem foi ao supermercado ontem verificou que houve um aumento de preço incrível. A inflação real é maior do que a inflação oficial divulgada pelo governo atualmente. O Brasil vai viver momentos difíceis. Especialistas vêm afirmando isso. O governo é que tenta iludir”, disse o senador.
(Postado por Eduardo Mota – Assessoria de Imprensa)