Ao destacar, na sessão plenária, o dia de mobilização nacional que está sendo realizado nesta terça-feira por mais de 70% dos profissionais da Polícia Federal, o senador Alvaro Dias afirmou que o governo não pode mais continuar ignorando as demandas dos agentes, escrivães e papiloscopistas, que resolveram paralisar atividades para lutar por melhores salários e condições de trabalho. Segundo destacou o senador, os policiais federais protestam contra o que chamam de sucateamento da instituição Polícia Federal, e pela falta de reajustes salariais já há sete anos consecutivos.

No Plenário, Alvaro Dias manifestou seu espanto em saber que a defasagem salarial dos profissionais da Polícia Federal já passa de 45%, o que, segundo ele, “é inexplicável para uma instituição tão importante para o País, e justo em um momento no qual os escândalos de corrupção sacodem o Brasil e atormentam a população”. Para o senador, “essa instituição tão importante para a sociedade brasileira merece respeito do governo”.

Além da recomposição salarial, os policiais federais exigem, como destacou Alvaro Dias, que o governo federal regulamente as funções e as atividades dos agentes criam um plano de carreira para os servidores e melhore a gestão da Polícia Federal. O senador lembrou que, ao longo deste dia de paralisação nacional, os serviços essenciais como passaporte, aeroportos e plantões não estão sofrendo interrupção. “A valorização da Polícia Federal é um imperativo em razão de sua relevância. A maioria dos brasileiros aplaude a Polícia Federal. Esperamos que o Governo seja sensível às legítimas reivindicações dos policiais federais”, disse o senador.

Ao concluir seu alerta ao governo, o senador Alvaro Dias manifestou seu integral apoio ao movimento reivindicatório dos agentes, escrivães e papiloscopistas da PF, e afirmou que o sucateamento da instituição é um desserviço à sociedade brasileira.

“Não valorizar os policiais federais é um prêmio à corrupção. É, sobretudo, a celebração da impunidade. O governo Dilma é responsável pelo sucateamento da Polícia Federal, porque, certamente, não deseja esse combate, esse enfrentamento. Não deseja que a Polícia Federal combata de forma virulenta como quer fazer a corrupção no Brasil, sobretudo a corrupção na administração pública do País”, criticou o senador Alvaro Dias.