Um voto de repúdio ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela, por conta da forma como vem reprimindo as manifestações legítimas da população que ocorrem desde o início do ano. Este é o teor do requerimento apresentado pelo senador Alvaro Dias na sessão plenária desta quarta-feira de Cinzas (05). O documento, protocolado na Mesa Diretora, deve ser votado na próxima reunião deliberativa do Senado.
Leia abaixo, na íntegra, o requerimento apresentado pelo senador Alvaro Dias:
REQUERIMENTO DE VOTO DE REPÚDIO
As manifestações iniciadas no início do ano na Venezuela contra a situação de extrema insegurança e declínio econômico no país foi apoiada pela oposição, em consequência, o Governo Venezuelano reprimiu as manifestações de forma excessiva com 17 mortos e 261 feridos até o momento, além da injustificada prisão do líder oposicionista.
Somada a repressão severa com abusos cometidos pelas autoridades podemos citar a censura aplicada na imprensa venezuelana e internacional com alegações infundadas de manipulação de fatos e fotos.
O que se vê naquele país é o total desrespeito às instituições democráticas e aos direitos humanos, beirando verdadeiramente um Estado ditatorial.
A maioria dos países democráticos da região já se manifestou contrários à escalada da violência e desrespeito praticados.
Por todo o exposto, requeiro a aprovação do voto de repúdio ao que vem ocorrendo na vizinha Venezuela reiterando nosso compromisso histórico com os direitos humanos.