Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (26), o senador Alvaro Dias rebateu argumentos de parlamentares do PT e aliados do governo, e voltou a pedir apoio para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito que investigará as recentes denúncias envolvendo a Petrobras. O senador destacou enquete do jornal “O Globo” que indica a concordância de nove entre cada dez pessoas com a instalação da CPI.

Alvaro Dias no Plenário disse que o governo não pode alegar que a oposição se aproveita do ano eleitoral para investigar a empresa porque ele tem apresentado denúncias contra a administração da Petrobras há anos. O senador lembrou que, em 2009, o governo fez “uma verdadeira operação de guerra” para impedir uma CPI do Senado.

Alvaro Dias destacou também que, em dezembro de 2012, protocolou na Procuradoria-Geral da República pedido para apuração e punição dos responsáveis pela compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, que teria causado prejuízo de mais de R$ 1 bilhão à Petrobrás. A partir do requerimento do senador, a Procuradoria iniciou investigação sobre a operação realizada pela estatal.

“A eleição é em outubro e nós estamos em março. Há um escândalo de corrupção e a população nos convoca a investigar. Investigar para que as providências sejam adotadas: responsabilização civil e criminal e ressarcimento aos cofres públicos. Certamente, não cumpriremos o nosso dever se não agirmos desta forma”, afirmou o senador.

Foto: Luiz Wolff