O calvário vivido pelos aposentados do Aerus, o fundo de pensão dos ex-funcionários da Varig, foi tema de pronunciamento do senador Alvaro Dias, no Plenário, nesta quinta-feira (10). Alvaro Dias, que falou dirigindo-se a uma comissão de aposentados do fundo de pensão, presentes à sessão do Senado, lembrou que desde 2007 vem se pronunciando repetidas vezes, e participou de diversas reuniões em que se tentou negociar uma decisão célere e imediata para restabelecer a justiça aos pensionistas do Aerus.

“Em 2008, desta tribuna afirmei que os aposentados e pensionistas do fundo de previdência complementar Aerus foram enganados pelo advogado-geral da União, ministro José Antonio Dias Toffoli. Havia anunciado o acordo firmado com ministro Toffoli, para encaminhar ao Ministério da Previdência a determinação para cumprir a ordem judicial e efetuar o pagamento dos benefícios devidos aos associados do Aerus. Na sequência, o STF, por iniciativa da mesma AGU, cassava a liminar que garantia este pagamento. À época, protestei dessa tribuna, que fomos ludibriados por um governo insensível. Ressaltei que o ministro não desrespeitou e agrediu apenas o Senado, mas principalmente os aposentados e os idosos, muitos deles doentes. A AGU informava que está determinando o pagamento e ao mesmo tempo a liminar estava sendo cassada por iniciativa da AGU”, relatou o senador.

Depois de fazer um histórico das inúmeras vezes em que fez pronunciamentos, discursos, apartes e questões de ordem para falar da batalha travada por aposentados e pensionistas para fazer valer seus direitos, o senador Alvaro Dias disse que é de causar perplexidade que a decisão judicial que beneficia os beneficiários do Aerus não tenha sido até hoje cumprida.

“A cruzada deflagrada para sensibilizar a opinião pública, a mídia e conseqüentemente despertar o governo federal e o Congresso Nacional, é no sentido de vocalizar a imperiosa necessidade de uma solução rápida para o drama enfrentado por milhares de pensionistas. Eles são idosos e a maioria na faixa etária de mais de 70 anos, sem condições de retorno ao mercado de trabalho. Manifesto desta Tribuna do Senado da República a nossa solidariedade aos aposentados e pensionistas do Instituto de Seguridade Social Aerus, conclamando as autoridades constituídas para uma decisão imediata que restabeleça a justiça e a dignidade desses brasileiros”, concluiu o senador.

Foto: Luiz Wolff