Outro tema abordado pelo senador Alvaro Dias em plenário, na sessão desta segunda (15), foi a suspensão pela Diretoria do IBGE da divulgação dos resultados trimestrais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): “Esta suspensão surpreendeu, sobretudo porque a justificativa do IBGE foi de que dois senadores fizeram a solicitação”, disse.

O senador citou editorial do jornal o Estado de S.Paulo criticando a ingerência política no órgão e disse que o governo tem se especializado em esconder a realidade: “O governo tem procurado dourar a pílula, usando a contabilidade criativa para mostrar um País irreal”, destacou o senador.

Segundo o senador, a divulgação de dados do IBGE sobre o índice de desemprego não agradou ao governo e, por isso, teria havido a suspensão da divulgação: “É difícil esconder um objetivo eleitoral escuso. Esconder os números da realidade. Quando se constata que 38% dos profissionais capazes estão desocupados – mais de 60 milhões -, isso o governo não considera. Estamos em ano eleitoral, e os números negativos não podem ser apresentados”, denunciou.

Alvaro Dias destacou ainda o aumento do pessimismo dos brasileiros em relação ao futuro da economia, registrado em pesquisas feitas no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.