Os senadores da Comissão de Relações Exteriores aprovaram, na manhã desta quinta-feira (24), requerimento apresentado por Alvaro Dias de convite ao ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, para que compareça ao Congresso a fim de discutir a atual situação de crise na Ucrânia e na Venezuela. O senador Alvaro Dias, ao defender a necessidade da audiência com o chanceler brasileiro, afirmou que a crise ucraniana vem ganhando contornos cada vez mais preocupantes após a anexação da Crimeia por parte da Rússia, um conflito que inspira o ressurgimento da Guerra Fria. “A soberania ucraniana está em risco e os desdobramentos do atual impasse são imprevisíveis”, afirma o senador.

Já com relação à Venezuela, Alvaro Dias destacou que o cenário político daquele país apresenta sinais de ruptura da ordem democrática, o que transforma a nossa fronteira na região norte num foco permanente de tensão. “As vertentes do autoritarismo e da injustiça, a carência de instituições, o colapso do modelo econômico e a violência que predomina nos últimos quinze anos na Venezuela, sem dúvida, são ingredientes explosivos na atual conjuntura de nosso fraterno e estratégico vizinho”, defendeu o senador Alvaro Dias.

Com a aprovação do convite ao ministro, a audiência deve ser realizada nas próximas semanas pela Comissão de Relações Exteriores.