Dados divulgados nesta quarta-feira (21/05) pela ONU revelam que o crescimento do PIB nacional este ano será de apenas 1,7%. No início do ano, a projeção da ONU apontava para um crescimento de 3%. A revisão para baixo é a segunda maior feita pela ONU sobre um país e só a Rússia, em pleno conflito com a Ucrânia, vive uma situação mais dramática.

Segundo a ONU, a expansão do PIB nacional ficará abaixo da média mundial de crescimento, de 2,8% no ano. Mesmo os países ricos, que ainda enfrentam sérias dificuldades por conta da crise de 2008, já vão crescer mais que o Brasil no ano. Nos EUA, a taxa prevista de expansão é de 2,5%.

“A economia brasileira continua a expandir a uma taxa muito moderada de 1,7% em 2014, com perspectivas magras de demanda de investimentos e pressão cada vez maior para consolidação fiscal”, alertou a ONU.

Para 2015, a ONU prevê ainda um crescimento baixo no Brasil, de apenas 2,8%. O índice é inferior à média mundial, de 3,2% e bem abaixo dos 4,2% projetados inicialmente pela entidade para a economia brasileira.