O pessimismo dos brasileiros com o futuro da economia disparou e bateu recorde. É o que mostra a mais nova pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (06). De acordo com o instituto, 36% dos brasileiros acham que a situação econômica do país vai piorar nos próximos meses – número 8% maior do que o registrado na pesquisa anterior, em maio. Esta é a primeira vez que o grupo dos pessimistas supera o dos que acham que tudo fica como está (32%). Os que acham que a economia vai melhorar estão em terceiro lugar, com 26%.

O levantamento do Datafolha mostra também que aumentou a quantidade de pessoas que está com medo da inflação e do desemprego, indicador ao qual o governo tem se agarrado para sustentar que a situação econômica do País não é tão ruim quanto apontam os analistas do mercado financeiro. Em comparação com a pesquisa de maio, os números agora de junho mostram que aumentou de 42% para 48% a quantidade de pessoas que acreditam que o desemprego vai piorar no Brasil. Somente 18% acham que haverá diminuição na quantidade de empregos.

Com relação à inflação, passou de 58% para 64% o número de pessoas que acham que a inflação vai aumentar no Brasil nos próximos meses, contra apenas 7% que acreditam que os índices inflacionários irão cair. E a pesquisa mostrou ainda que aumentou o medo da população de empobrecer. A porcentagem de brasileiros que espera diminuição no poder de compra dos salários cresceu de 34% para 38%. Esse índice era de 28% em novembro do ano passado e vem aumentando desde então.