As chuvas e vendavais que atingem o Paraná afetaram mais de 38 mil pessoas e danificaram número superior a cinco mil residências, segundo o último boletim da Defesa Civil do Estado divulgado neste domingo (8). A cidade mais atingida foi Curitiba, onde a chuva intensa afetou 15.213 pessoas e danificou 3.509 residências. Um vendaval atingiu o município de Quedas do Iguaçu e afetou 13.500 pessoas e 26 imóveis. Uma pessoa ficou ferida e não há registro de mortes. Ao todo, 452 pessoas ficaram desabrigadas (precisam usar abrigos públicos) e 258 foram desalojadas (ficam na casa de parentes, vizinhos e amigos). No sábado (7), o município de Rosário do Avaí decretou situação de emergência. A rodovia BR-277, na altura do km 306, região de Serra da Esperança, está com fluxo alternado por causa de queda de barreira.

Por intermédio de sua página no Facebook e sua conta no microblog Twitter, o senador Alvaro Dias prestou toda sua solidariedade aos paranaenses atingidos pelas chuvas e vendavais. O senador pediu que todos se mobilizem para ajudar os desabrigados, com a doação de roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, que podem ser entregues em qualquer delegacia, prefeitura, órgãos do governo do Estado, Batalhões da Polícia Militar e do Corpo Bombeiros e unidades da Defesa Civil.

“Toda solidariedade ao povo paranaense atingido pelas chuvas. Vamos nos mobilizar para ajudar as milhares de pessoas que perderam suas casas e bens pessoais”, disse o senador.