Da tribuna do plenário, o senador Alvaro Dias fez, nesta segunda-feira (09/06), um apelo para que o governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, reconheça de forma sumária a situação de emergência no Paraná por causa das fortes chuvas que atingem o Estado, deixando mortes e muita destruição.

“O dispositivo legal que permite o reconhecimento sumário de emergência foi criado em 2010, em decorrência do grande desastre que atingiu o Nordeste brasileiro, e serve para que nestes casos não haja necessidade de percorrer tramites burocráticos e aumentar o sofrimento das famílias atingidas por desastres naturais”, disse o senador.

Com o reconhecimento da situação de emergência, o governo Federal pode destinar ajuda humanitária, como cestas básicas, aos municípios atingidos e autorizar as famílias desabrigadas a sacar o FGTS e a renegociar dívidas, no caso de pequenos produtores afetados pelas chuvas.

Alvaro Dias fez um relato sobre a situação caótica enfrentada pelas cidades paranaenses. As enchentes já provocaram interdição total ou parcial em 19 rodovias estaduais e federais. “Segundo dados da Defesa Civil do Paraná, 86 municípios sofrem com as fortes chuvas e aproximadamente 40 mil pessoas foram atingidas. Todas as regiões do Estado estão em estado de alerta. Diversos órgãos governamentais estão envolvidos no atendimento às vítimas e na arrecadação de donativos que estão sendo recebidos em qualquer unidade do Provopar, Batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. As principais demandas para atender os desabrigados são colchões, cobertores, roupas, fraldas, material de higiene e limpeza”, relatou.