Na sessão plenária desta segunda-feira, o senador Alvaro Dias fez uma homenagem às APAEs de todo o Brasil, por ocasião dos 60 anos da sua existência. O senador lembrou a importância do trabalho da associação no atendimento e qualificação de crianças e jovens com deficiência, e destacou que, como relator do Plano Nacional de Educação na Comissão de Educação do Senado, pôde constatar a força dessa organização.
“As APAES são uma instituição exemplar, fundamental no ensino especial, que foi o segmento que mais se interessou pelo Plano Nacional de Educação. Não houve nenhum outro segmento que se mobilizasse tanto quanto as APAEs para que conseguisse fazer prevalecer a sua tese de ensino especial na Meta 4 do Plano Nacional de Educação. As nossas homenagens, portanto, a todos os líderes desta instituição exemplar, as APAEs em todo o Brasil”, disse o senador Alvaro Dias.
O movimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) também foi elogiado por outros senadores nesta segunda-feira, em sessão especial do Plenário do Senado. O movimento é uma grande rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. O objetivo do movimento, entre outros, é garantir a escola especial como escola de fato e direito, por isso inclusiva, do ponto de vista do acolhimento à diversidade; a parceria do poder público com as instituições filantrópicas regularmente constituídas para que seja garantida a política inclusiva e o apoio à profissionalização e à inclusão no mercado de trabalho dos jovens com deficiência intelectual e múltipla.
Atualmente, o movimento reúne a Federação Nacional das Apaes, 23 federações estaduais e 2 mil Apaes distribuídas em todo o país, que propiciam atenção integral a mais de 244.000 pessoas com deficiência.