O centenário da cidade paranaense de Foz do Iguaçu, comemorado nesta terça-feira, 10 de junho, foi saudado pelo senador Alvaro Dias na sessão plenária. O senador, ao parabenizar os moradores da cidade que completa 100 anos, afirmou que Foz do Iguaçu é a cidade que abriga a maior população de fronteira do Brasil, com mais de 256 mil habitantes e um PIB da ordem de R$ 6,7 bilhões. Alvaro Dias também destacou a localização privilegiada da cidade na tríplice fronteira brasileira (com Paraguai e Argentina), centro geográfico do Mercosul. Para o senador, com essa moldura geográfica estratégica, a cidade se consolida como importante destino emissor de turistas nacionais e internacionais.

“Foz do Iguaçu, além de abrigar uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu, e a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, a Itaipu Binacional, é detentora do título de segundo destino na preferência de turistas estrangeiros que visitam o nosso País. Igualmente é apontada como uma das cinco cidades brasileiras que mais recebem turismo de eventos nacionais e internacionais. Não poderia deixar de ressaltar que ela desponta em primeiro lugar entre as cidades não capitais no Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, segundo a Fundação Getúlio Vargas. A capacidade hoteleira é outro chamariz de seu potencial turístico: mais de 23 mil leitos”, afirmou o senador Alvaro Dias.

No seu pronunciamento, o senador Alvaro Dias lembrou que, no sentido de incrementar ainda mais o desenvolvimento do município, reapresentou projeto que transforma Foz do Iguaçu em uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O projeto foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional no mês passado e agora passará por uma votação terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos, antes de seguir para a Câmara. “Enfim, é uma singela contribuição à cidade que tanto oferece aos paranaenses e aos turistas de todo o mundo, que se encantam com as belezas naturais fascinantes de Foz do Iguaçu”, concluiu o senador Alvaro Dias.