Pesquisa Panorama Global de Negócios – conduzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Duke University e CFO Magazine – revela que os executivos brasileiros são os mais pessimistas do mundo com relação ao desempenho da economia. Numa escala de 0 a 100, a o índice de otimismo dos diretores financeiros do Brasil está em 49,5 pontos, o menor da série histórica e o mais baixo entre as economias.

O levantamento mostra que a Ásia é a região mais otimista do mundo (65,2 pontos), seguida pelos Estados Unidos (61,1), Europa (60) e América Latina (52). Os números da pesquisa refletem a apatia dos empresários com o desempenho da economia brasileira. No primeiro trimestre, o PIB cresceu apenas 0,2%.

Segundo a pesquisa, 62,5% dos empresários brasileiros do país se tornaram mais pessimistas e apenas 4,2% mais otimistas. A pesquisa entrevistou 694 diretores financeiros que atuam nas principais economias do planeta.

As maiores preocupações dos executivos estão ligadas ao desempenho do governo, incertezas econômicas e inflação. O resultado difere das sondagens anteriores, que se resumiam a taxa de impostos, demanda e pressão dos competidores e condições de créditos.

Foto: Shutterstock