Reportagem do jornal britânico Financial Times  desta segunda-feira (11) destaca a crise na Petrobras, dizendo que as denúncias contra a empresa representam “potencialmente o maior caso de corrupção do Brasil” e que os brasileiros estão chocados “com as acusações de que criminosos se infiltraram na Petrobras, um ícone nacional e líder mundial em exploração de petróleo em águas profundas”.

Segundo o jornal, o caso Petrobras teve forte impacto na eleição. “Este escândalo tem contribuído grandemente para a queda na popularidade da presidente”, diz o senador Alvaro Dias, único senador de oposição entrevistado pelo jornal.

A reportagem cita a construção da refinaria Abreu e Lima como exemplo das denúncias que abalaram a empresa. De um orçamento inicial de US $ 2,5 bilhões, o custo da refinaria subiu para US $ 20 bilhões. “A Petrobras sempre foi politizada. Mas executivos do petróleo dizem que Lula e seus aliados aprofundaram a prática, com a atribuição de um maior número de altos cargos para indicados políticos”, diz o texto.