A colheita de trigo do Paraná, que deverá ser o maior produtor do cereal do país em 2014, avançou para 2% da área do Estado e está a caminho de atingir mais um recorde neste ano. Quem informa é o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo paranaense. A colheita do cereal do Paraná foi prevista ao final de julho em um recorde de 4,04 milhões de toneladas, mais que o dobro do volume registrado no ano passado, quando geadas afetaram as produtividades. Em 2014, produtores ainda elevaram em 35 por cento a área plantada, contando com preços interessantes na época de plantio, algo fundamental para o crescimento da safra.

O senador Alvaro Dias, ao comemorar os resultados da agricultura paranaense, afirma que o setor seria ainda mais rico e próspero, e teria resultados ainda mais significativos se o Brasil tivesse uma infraestrutura eficiente e moderna que permitisse aos produtores escoar com mais agilidade e velocidade a sua produção.

“Nos grandiosos eventos do setor agrícola dos quais participo, ouvimos diversas reclamações e a manifestação de preocupação dos produtores. Como há a expectativa de uma grande safra de trigo, cresce a preocupação com as deficiências da infraestrutura nacional. A queixa é de que a infraestrutura é insuficiente para atender uma demanda e uma produção tão exuberante, e no momento do escoamento desta safra, os problemas se acumulam, levando os produtores rurais e obter um lucro menor do que poderiam ter”, destaca Alvaro Dias.