A tentativa da campanha presidencial do PT, para mostrar uma faceta mais comum de Dilma Rousseff, foi destacada pela imprensa internacional. O jornal britânico Financial Times analisou as imagens da propaganda da presidente/candidata, principalmente as cenas em que ela aparece cozinhando macarrão enquanto a narradora explica que Dilma “gosta de cozinhar e tratar do jardim; cuida da residência oficial com o esmero de qualquer dona de casa”.
Para o Financial Times, a versão “Ana Maria Braga” da presidente da República “não convence. O jornal britânico afirma que o PT tenta dar uma pitada de carisma à imagem de Dilma ao apresentá-la como uma “pessoa normal”. O problema, para o jornal britânico, é que a presidente parecia desconfortável ao cumprir este papel, com a tentativa de servir um espaguete.
“Falta a Dilma o carisma e o toque humano que fez seu antecessor e mentor Luiz Inácio Lula da Silva, tão popular”, afirma o texto. “Qual a melhor maneira de atrair as massas senão mostrando aos brasileiros que ela é como eles (ou como suas esposas)?”, afirma o texto. O Financial Times destaca ainda que a reação nas mídias sociais foi misturada, com toques de indignação (“uma mulher pode ser presidente do Brasil, mas se ela não sabe cozinhar, ela não é digno de votos”) e de gozação (“ela tentou fazer uma omelete em um almoço na televisão em 2011 e surpreendendo a apresentadora com sua técnica única”).
“Só o tempo dirá se os brasileiros gostarão da Dilma dona de casa mais do que eles gostaram da Dilma CEO (seu suposto papel quando foi eleita em 2010). Se não, ela vai logo ter todo o tempo do mundo para aperfeiçoar seus omeletes”, finaliza o Financial Times.