O senador Alvaro Dias (PSDB-SP) afirmou nesta sexta-feira (20) que o governo brasileiro, assim como o Ministério das Relações Exteriores, não pode manter silêncio diante da prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, que se opõe ao governo da Venezuela comandado por Nicolás Maduro. Para ele, esse foi mais um ato de violência e autoritarismo de um governo ditatorial que se esconde sob a “vestimenta da democracia”.

— O mundo democrático deve repudiar o ato, já reconhecido como mais uma violência a consagrar o autoritarismo por parte do governo venezuelano — declarou.

O próprio Maduro utilizou cadeia de rádio e televisão para anunciar ao país a prisão do opositor, ocorrida na noite da última quinta-feira (19). Segundo ele, o prefeito foi detido por ordem da Procuradoria, por tentar promover um golpe de estado no país, contando para isso com o apoio do governo norte-americano.

Congresso

Alvaro Dias observou que as comissões permanentes ainda não foram constituídas, não havendo neste momento, como acionar a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que se ocupa de temas relativos à política externa, para que avalie o episódio da prisão.

Ele acrescentou que embora o Senado não tenha muito que fazer diante do caso, individualmente os parlamentares podem exigir que o governo se manifeste diante do episódio, adotando “ação firme” para condenar a prisão.  Mas o senador avalia que o silêncio não será surpresa pois, segundo ele, os dois últimos governos sempre preferiram “passar a mão sobre a cabeça de ditadores mudo afora”.

— Mas nossa obrigação é exigir que se pronuncie, adotando posição à altura das tradições democráticas brasileiras — afirmou.
Agência Senado