Pesquisa realizada pelo Interlegis mostra que, de abril a dezembro de 2014, o número de câmaras municipais do Paraná sem portal na internet baixou de 40% para 24%.
A redução é consequência de um trabalho realizado pelo próprio Interlegis, a pedido do senador Alvaro Dias (PSDB/PR), para estimular a interação e maior participação da população das cidades na tomada de decisões legislativas e na formulação das leis.
Por meio do Programa Interlegis de Solução Web, 35 câmaras de vereadores de municípios paranaenses como Foz do Iguaçu, Almirante Tamandaré, Abatiá, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Irati, Jacarezinho, Santa Mônica, Santo Antônio da Platina e Ventania receberam, gratuitamente, treinamento para implantação do Portal Modelo para internet e da ferramenta de informatização do processo legislativo. Um Portal Modelo, por exemplo, permite a transmissão das sessões pela TV e pela rádio legislativas.
As oficinas foram realizadas entre setembro e novembro do ano passado e os 64 servidores das câmaras, depois de treinados, se transformaram em multiplicadores de conhecimento para outras câmaras de cada microrregião.
O treinamento foi viabilizado junto ao Interlegis pelo senador Alvaro Dias porque ele considera fundamental fazer com que as casas legislativas do Paraná tenham seus próprios portais na internet e, com isso, atendam às exigências das leis de Transparência e de Acesso à Informação.