Ou o governo Dilma adota providências concretas e imediatas para satisfazer as mudanças exigidas pela sociedade, ou a palavra impeachment não será apenas um impulso de um desabafo eventual de milhares de pessoas reunidas nas ruas. Essa foi a opinião exposta pelo senador Alvaro Dias, ao comentar no Plenário as manifestações realizadas neste domingo, que levaram centenas de milhares de pessoas às ruas de todo o País. Para o senador, a impaciência é visível entre a população, e esta insatisfação resultou na maior manifestação popular desde as diretas já, em 1984.

“Essa manifestação popular realizada neste domingo é a fotografia do desgaste do governo, é a convocação à responsabilidade dos governantes. E esta convocação em primeiro plano é dirigida ao Poder Executivo, a quem cabe tomar as providências imediatas. As últimas medidas tomadas pelo governo não convencem o povo brasileiro, que exige mais do que isso. O que as milhares de pessoas nas ruas e em suas casas exigem é uma mudança radical e veemente deste modelo corrupto que está instalado no País há 12 anos. Mas o mais importante a verificarmos desta imensa manifestação popular é o nascimento de uma nova nação, mais consciente e politizada, com um povo que haverá de ser dono de seu próprio destino, abrindo amplas avenidas para a busca de seu futuro, com maior dignidade e justiça social. Com o povo nas ruas, certamente assistiremos à verdadeira mudança do Brasil”, disse o senador Alvaro Dias na Tribuna.

Para o senador Alvaro Dias, mais surpreendente do que a quantidade de pessoas que compareceu às ruas de todo o País foi a reação do governo do PT aos protestos. O senador criticou o fato de que, na entrevista concedida por alguns ministros na noite deste domingo, ao final do atos de protesto, o governo tenha procurado desqualificar os manifestantes, assim como deixou de dar respostas às exigências feitas pela população.

“Nos surpreendeu a reação deste governo, uma reação de complacência diante de sua própria impopularidade. Fica a impressão que este governo não reconhece que a indignação da população é maior que a sua própria popularidade. Tenho respeito pelos ministros que foram escolhidos para expressar a opinião da presidente Dilma depois das manifestações populares, pois são líderes políticos preparados e inteligentes, mas eles estavam em uma tarefa inglória. As palavras deste governo são soltas ao vento, e não há discurso que convença ou atinja a alma da consciência nacional. O que vimos na noite deste domingo, pelo governo do PT, foi a reciclagem de promessas antigas, desgastadas, e que já perderam credibilidade diante do poo brasileiro”, afirmou.

No seu pronunciamento, o senador Alvaro Dias sugeriu a adoção de medidas imediatas pelo governo, como a extinção de metade dos ministérios e órgãos governamentais, a realização de uma reforma administrativa que reduza de forma significativa os gastos públicos, e, principalmente, a extinção do modelo atual de governabilidade, com base no balcão de negócios que passa pela celebração de acordos entre os poderes Executivo e Legislativo com os partidos políticos. Para o senador, sem essas providências, o governo não irá sinalizar à população que está empenhado em tomar medidas que atendam aos anseios por mudanças imediatas.