Estudo realizado pela equipe técnica do PSDB, que analisou as realizações dos 100 primeiros dias do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, revela que uma das principais estrelas das propagandas petistas à reeleição, o Pronatec, não conseguiu se safar da tesoura do arrocho fiscal. Pelo que aconteceu nestes 100 primeiros dias de governo, a promessa feita pela então candidata Dilma durante a campanha, de oferecer 12 milhões de matrículas novas, não passou de miragem para enganar os eleitores.

De acordo com levantamento do PSDB, o Pronatec sofre com atrasos nos repasses dos recursos – os referentes aos meses de novembro de 2014 a janeiro de 2015 ainda não foram realizados, e apenas em fevereiro o governo pagou parte da dívida de outubro. As escolas privadas – onde estudam cerca de 600 mil alunos – estão suspendendo aulas, reduzindo vagas ofertadas e fechando cursos.

“A irresponsabilidade e a falta de planejamento do governo Dilma também comprometem o andamento dos cursos. Passados 100 dias deste segundo mandato, o ano letivo de 2015 ainda não começou para os alunos matriculados no Pronatec: anteriormente marcado para 7 de maio, o início das aulas deste semestre foi adiado para 17 de junho. Suspeita-se que novas turmas não serão abertas no segundo semestre. Não restam dúvidas: a principal vitrine da campanha vitoriosa do PT está sendo destruída sem piedade. Por que a presidente não se candidata a passar por uma reciclagem no Pronatec?”, afirma o documento produzido pela equipe técnica da Executiva Nacional do PSDB.