No Plenário, o senador Alvaro Dias fez um apelo à Presidência do Senado, para que interceda junto ao governo brasileiro na tomada de providências que garantam a integridade física da comitiva de parlamentares brasileiros que estão nesta quinta-feira (18) em Caracas, capital da Venezuela, para visitar opositores que se encontram presos. Alvaro Dias relatou aos parlamentares os problemas enfrentados pela comitiva brasileira logo na chegada à capital venezuelana, como o fato de terem tido a van que os transportava cercada e apedrejada por manifestantes chavistas. O senador exigiu a pronta ação da diplomacia brasileira contra esta agressão ao Congresso Nacional.

“A comitiva brasileira, formada pelos senadores Aécio Neves, Aloysio Nunes Ferreira, Cássio Cunha Lima, José Agripino, Ronaldo Caiado, Sérgio Petecão, Ricardo Ferraço e José Medeiros, foi cercada e agredida por manifestantes favoráveis ao presidente Nicolás Maduro. Este é um atentado ao Congresso Nacional e à democracia, e há que se exigir do governo do nosso País uma pronta intervenção, não só em prol da segurança a que tem direito os parlamentares, mas, sobretudo, em nome da soberania deste Parlamento. Ao deixar o aeroporto, a comitiva brasileira foi impedida de se deslocar até a prisão onde se encontram os oposicionistas Antonio Ledezma, Daniel Ceballos e Leopoldo Lopes. Mais de 100 manifestantes impediram a passagem do ônibus com os brasileiros e as famílias dos opositores presos, e apedrejaram o veículo”, afirmou o senador Alvaro Dias.

No seu discurso, o senador Alvaro Dias afirmou que caberia à presidência da República enviar seu representante em Caracas, para acompanhar a comitiva brasileira, garantindo a proteção necessária. O embaixador brasileiro na Venezuela, entretanto, como afirmou o senador, recepcionou os senadores brasileiros no aeroporto em Caracas, mas depois teria se ausentado.

“O que aconteceu em Caracas é uma afronta à democracia e uma agressão ao parlamento brasileiro, que exige pronta ação da diplomacia do nosso País. A nossa embaixada na Venezuela precisa garantir a segurança dos parlamentares. A intervenção do governo do Brasil é fundamental nesta hora. Em relação a violência que se pratica na Venezuela, a arbitrariedade, a truculência, a censura, a afronta à liberdade de imprensa, isto não é novidade para nós. Hoje, no entanto, os venezuelanos extrapolam os limites do bom senso, ao interferirem desta forma tentando impedir uma campanha pacífica de parlamentares brasileiros”, protestou o senador Alvaro Dias.