O senador Alvaro Dias defendeu a aprovação, na sessão plenária desta quarta-feira (1º/7), do PLS 274/2015, que estabelece a aposentadoria compulsória dos servidores públicos aos 75 anos. Pela regra atual, essa aposentadoria se dá aos 70 anos. O projeto, de iniciativa do senador José Serra (PSDB-SP), surgiu como consequência da chamada PEC da Bengala, aprovada no início de maio, estabelecendo que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU) se aposentarão compulsoriamente aos 75 anos de idade.

Para o senador Alvaro Dias, o projeto permite que sigam na ativa os servidores que ainda podem contribuir ao país, além de representar uma importante economia aos cofres públicos, por diminuir os custos com a Previdência Social.

“O projeto do senador José Serra é benéfico para a administração pública e para o País, pois hoje há grande desperdício de talentos, que são obrigados a abandonar suas atividades por conta de atingir os 70 anos. Acredito que muitos profissionais poderiam oferecer seus préstimos por pelo menos mais cinco anos pelo menos, além, claro, da questão da economia para os cofres públicos que a adoção desta medida traria ao País. A qualificação dos quadros públicos é fundamental, e com a aprovação desse projeto, vamos evitar o desperdício de perder servidores no auge de sua competência intelectual, prestando um desserviço ao País. Com a proposição do senador José Serra, estamos ajudando o Brasil”, afirmou o senador Alvaro Dias.