O senador Alvaro Dias voltou a protestar, no Plenário, nesta terça-feira (4), contra a atitude do governo federal de não cumprir decisão judicial que obriga o pagamento de pensões e auxílios-doença aos beneficiários do Aerus, fundo de pensão dos trabalhadores do setor aéreo. O senador leu, na Tribuna, carta enviada pela pensionista Maria Aparecida Sinuelos ao diretor-presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos de Paula, que relata seu estarrecimento diante da forma com que a União vem agindo com os aposentados do Aerus. Para Alvaro Dias, a carta de Maria Aparecida resume a situação vivida por centenas de outros pensionistas do fundo de pensão, que passam por dificuldades enquanto o governo descumpre a decisão de Justiça Federal que impõe a obrigatoriedade do pagamento dos benefícios.

“Os aposentados do Aerus há anos sofrem com injustiças indescritíveis e incompreensíveis, e temos há algum tempo acompanhado este calvário e tentado alertar as autoridades para o absurdo que representa esta situação. Há anos venho apelando para que haja uma solução definitiva que atenda centenas de pensionistas do Aerus que passam por enormes problemas. Fiz a leitura aqui no Plenário desta carta para apresentar mais um retrato da insensibilidade do governo Dilma em relação a estes aposentados. Na carta, a pensionista Maria Aparecida externa uma indignação que é a mesma de muitas famílias, e que se justifica em razão de muitos anos de sofrimento, de descaso, de injustiças. Este documento representa mais uma demonstração cabal da violação dos direitos dos pensionistas do Aerus por este governo”, disse o senador.

No Plenário do Senado, Alvaro Dias fez um apelo aos parlamentares para que seja deliberado, com urgência, projeto da Comissão de Orçamento, que consta da pauta do Congresso, e que oferece ao Poder Executivo o mecanismo legal para pagamento de aposentadorias e pensões que não estão sendo pagas aos aposentados do Fundo Aerus.