Os senadores da Comissão de Educação aprovaram, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (11), requerimento apresentado por Alvaro Dias para que seja homologado o apoio do Senado Federal à candidatura do ex-jogador Zico (Arthur Antunes Coimbra) ao cargo de presidente da FIFA. Ao pedir o apoio de seus pares à proposta, o senador Alvaro Dias salientou que o futebol mundial passa por um momento crucial, tendo em vista os fatos que vieram a público recentemente, e que expuseram as entranhas das instituições de gestão esportiva em todo o mundo.

Para Alvaro Dias, ou a Fifa se reestrutura e reorienta todas as suas ações na gestão do futebol em escala mundial, ou o esporte corre o risco de sofrer uma crise em dimensões globais, e neste sentido, a candidatura de Zico, uma figura de reconhecida capacidade e postura ilibada, caso vitoriosa, seria capaz de impor maior respeitabilidade à condução das atividades da FIFA.

“O futebol movimenta mais de 200 bilhões anualmente, portanto, é atividade essencialmente econômica, geradora de emprego, de renda, de receita pública, de oportunidades, e precisa, portanto, ser bem gerido, bem administrado, com correção, postura ética. Somente assim o futebol será um instrumento para alavancar o processo de desenvolvimento econômico, especialmente dos países onde ele tem maior vigor, como no Brasil. Zico foi um atleta exemplar e é, sobretudo, uma personalidade exemplar no mundo do futebol. Não há duvidas de que sua presença no cenário do futebol mundial favorece a boa imagem brasileira, em contraste com outras figuras nacionais que lamentavelmente nos envergonham. Nesta hora em que a FIFA está sob os olhos do mundo, como um antro de corrupção, é preciso que ela seja reorganizada, e gerida com competência e correção. Zico possui razoável experiência administrativa, já tendo sido inclusive ministro dos Esportes, e não nos importa o seu sucesso ou insucesso nesta empreitada, pois o que importa ao Congresso Nacional é prestar-lhe apoio, é deixar registrada nossa manifestação de solidariedade para que ele leve à frente sua disposição de enfrentar esta batalha. Se Zico obtiver o apoio à sua candidatura, saberá compor uma equipe de executivos competentes para administrar essa instituição poderosa que é a FIFA”, disse o senador Alvaro Dias.

O requerimento do senador Alvaro Dias, aprovado na Comissão, destaca ainda que o pleito na FIFA se realizará no dia 26 de fevereiro de 2016, e, até lá, é necessário que o candidato obtenha a manifestação de apoio de, pelo menos, cinco federações de futebol.