O Líder da Oposição, senador Alvaro Dias (PSDB/PR), é um dos “Cabeças” do Congresso Nacional, segundo a lista de 2015 publicada nesta segunda-feira (31/8) pelo DIAP. Alvaro Dias se destaca como um “bom debatedor”, segundo a publicação.

A lista, publicada anualmente pelo DIAP, elege os 100 parlamentares mais influentes do Congresso. Nos últimos cinco anos, Alvaro Dias esteve em todos os levantamentos.

Os “Cabeças” são, na definição do DIAP, “aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.

Segundo o DIAP, “não basta o parlamentar ser líder partidário, presidente de comissão, relator de matéria importante, presidir partido político, estar sempre na mídia ou ter arroubos de valentia para ser classificado como Cabeça. É preciso, além do cargo formal, que o parlamentar exerça alguma habilidade, que comprovadamente influencie o processo decisório”.

A publicação impressa estará disponível na segunda quinzena de setembro. Leia mais