A CPI do Futebol no Senado ouviu, nesta quinta-feira (3/9), o depoimento do jornalista britânico Andrew Jennings, autor do livro “Jogo sujo – o mundo secreto da Fifa”, que fala sobre a corrupção no futebol mundial.

Aos senadores, Andrew Jennings falou sobre as denúncias que fez ao longo dos anos e que foram confirmadas pelo FBI, na investigação que prendeu os cartolas da Fifa. Andrew, que usou parte do relatório da CPI do Futebol – presidida por Alvaro Dias – para embasar as teses do seu livro, elogiou o trabalho da CPI: “Se vocês realmente pretendem combater a corrupção no futebol brasileiro, deveriam usar o trabalho feito pelo senador Alvaro Dias na CPI do Futebol. Está tudo lá”, disse o jornalista aos membros da nova CPI, presidida pelo senador Romário (PSB/RJ).

De acordo com Jennings, a investigação conduzida por Alvaro Dias foi o fio condutor do trabalho desenvolvido pelas polícias europeia e norte-americana: “O ótimo trabalho feito pelo senador Alvaro Dias identificou as ligações dos corruptos brasileiros da CBF com os corruptos da FIFA. Isso possibilitou as investigações da polícia Suíça e do FBI”, destacou.

A CPI do Futebol, presidida por Alvaro Dias, foi a responsável pelo indiciamento de 17 cartolas e possibilitou a devolução de mais de R$ 160 milhões aos cofres públicos.

Ontem, Andrew Jennings gravou com o senador para o programa “Panorama” da BBC. A entrevista será exibida no fim de novembro.

Foto: Luiz Wolff