O senador Alvaro Dias participa nesta sexta-feira (25) da sessão solene comemorativa do 167º aniversário de emancipação política da cidade de Itabira, no Estado de Minas Gerais. A solenidade será realizada na Câmara Municipal da cidade, às 19hs, e na ocasião, o senador Alvaro Dias será um dos homenageados pelos vereadores de Itabira. Alvaro Dias receberá o título de Cidadão Honorário Itabirano. A homenagem, aprovada na Câmara, foi proposta pelo vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva, do PV-MG.

A cidade de Itabira surgiu no dia 9 de outubro de 1848, através da Lei Provincial nº 374, quando a Vila de Itabira do Matto Dentro foi elevada a cidade. A administração municipal continuou sob a responsabilidade do Presidente da Câmara. Com a Revolução de 1930, Getúlio Vargas assumiu a presidência da República e determinou a todos os presidentes de Estado que nomeassem os prefeitos das cidades. Em 1931 Olegário Maciel, presidente do Estado de Minas Gerais, nomeiou o Coronel Antônio Linhares Guerra, então presidente da Câmara, prefeito do município de Itabira. Em 13 de dezembro de 1942 o município passou a se chamar Presidente Vargas. Nesta época, o Distrito de São José da Lagoa foi desmembrado da divisãoa administrativa de Itabira, tornando-se hoje o conhecido município de Nova Era. Quatro anos depois, após uma forte e movimentada campanha promovida pela população, Presidente Vargas voltou a se chamar Itabira.

Itabira é conhecida nacionalmente por ter sido onde nasceu um dos maiores poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade, em 31 de outubro de 1902. A vocação cultural de Itabira também é reconhecida em nível nacional. A cidade de Drummond tem um dos mais confortáveis e bem construídos teatros do País, mantido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). São famosos os Festivais de Inverno promovidos todos os anos, no mês de julho, pela Fundação. Nesta época a cidade se transforma em um verdadeiro “caldeirão cultural”, com a realização de oficinas de teatro, literatura, música, artes plásticas, danças e apresentações de peças e shows musicais de expressão nacional, regional e local.