O nível de emprego na indústria brasileira recuou 6,9% no mês de agosto deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi o que informou nesta sexta-feira (16) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na série histórica da Pesquisa Industrial Mensal – Emprego e Salário (Pimes) do IBGE, que começou em 2001, esta foi a maior queda no nível de emprego industrial já registrada. De acordo com o IBGE, na passagem de julho para agosto a queda foi de 0,8%, o oitavo mês seguido negativo. Com isso, o emprego industrial acumula recuos de 5,6% no ano e de 5,1% em 12 meses.

Segundo o órgão, foram registradas reduções no contingente de trabalhadores em todos os 18 ramos pesquisados na comparação interanual, com destaque para meios de transporte, máquinas e equipamentos, máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações, alimentos e bebidas e produtos de metal.

Em relação ao números de horas pagas pela indústria, o indicador do IBGE recuou 0,9%, o sexto resultado negativo consecutivo do índice. Com isso, o indicador acumula queda de 6,2% no ano e recuo de 5,8% em 12 meses. Já no confronto com agosto de 2014, a redução número de horas pagas pela indústria foi de 7,5%, a 27ª taxa negativa nesse tipo de comparação e a maior queda da série histórica. Já o valor real da folha de pagamento dos trabalhadores da indústria caiu 1,3% em agosto ante julho. Com o resultado, o índice acumula queda de 6,5% no ano e redução de 5,6% em 12 meses.