“Ao levantar o tapete da desonestidade e revelar toda a sujeira acumulada nos últimos anos, o STF e a Justiça ressuscitam esperanças e sinalizam para um novo tempo neste país”, disse nesta segunda-feira (30) o senador Alvaro Dias, em discurso na Tribuna. O senador se referiu à decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, que mandou à prisão, na última semana, o senador Delcídio do Amaral (PT/MS), seu advogado, Edson Ribeiro, André Esteves, dono do Banco BTG Pactual, e o chefe de gabinete do senador petista, Diogo Ferreira. Todas as ordens de prisão foram decretadas pelo ministro Teori Zavascki (e posteriormente referendadas pelos outros ministros do STF) para preservar as investigações realizadas no âmbito da operação Lava-Jato.

Para o senador Alvaro Dias, o episódio da prisão do senador Delcídio é revelador do triste momento que vive o País, mas apesar da situação ser trágica, há, para ele, o que se retirar de positivo nos fatos ocorridos desde a semana passada.

“Neste triste momento sem precedentes que vive o governo, o Congresso e o País, há missões que são espinhosas, mas inevitáveis e inadiáveis, porque provocam certamente sofrimento. O Senado federal, na esteira do que decidiu o STF, viveu um desses momentos que nós podemos considerar de trágicos, mas no cumprimento de uma responsabilidade que não se transfere. São episódios negativos que enlutam a alma brasileira, entretanto, temos que retirar deles também o que há de positivo. Não tenho dúvidas de que os acontecimentos deixaram de positivo a valorização do Supremo Tribunal Federal e a reconquista da confiabilidade, da credibilidade da Justiça, já que muitos no País desacreditavam da possibilidade de ver o STF adotar postura implacável diante dos escândalos de corrupção que envolvem os possuidores do foro privilegiado. O
Supremo, ao sinalizar esta postura no combate à corrupção, reafirma que a impunidade não derrotará a justiça”, disse o senador Alvaro Dias, em seu pronunciamento na sessão plenária.