O senador Alvaro Dias defendeu, na sessão plenária desta quinta-feira (09), que a Câmara paute com urgência a votação de proposta que confirma o Acordo de Paris, aprovado no dia 12 de dezembro de 2015, durante a 21ª Conferência da Partes, COP 21. O senador destacou, no Plenário, a campanha “Ratifica Já”, capitaneada pela Frente Parlamentar Ambientalista e apoiada pelo Partido Verde, que pede a imediata aprovação do decreto legislativo que autoriza a ratificação do Acordo.
“Ontem, em evento que contou com a participação de representantes da sociedade organizada, do Ministro de Estado do Meio Ambiente e da Liderança do Partido Verde na Câmara dos Deputados, foi reiterado o pedido de aprovação do requerimento de urgência de autoria do deputado Evandro Gussi, no sentido de que a ratificação do Acordo de Paris seja votada pelo Plenário daquela Casa sem que seja necessário cumprir o itinerário das comissões técnicas. A ratificação do Acordo de Paris é um gesto emblemático e uma demonstração ostensiva do protagonismo do Brasil na vertente da sustentabilidade. O engajamento para reduzir as emissões de carbono e conter os efeitos do aquecimento do planeta, sem dúvida, é responsabilidade de todas as nações. Registro a importância dessa ratificação do Acordo de Paris no âmbito legislativo, demonstração solar de que o Brasil não é apenas signatário, mas um ator relevante já compromissado com a causa”, registrou o Líder do PV no Senado.
Assinado por mais de 175 países, o Acordo do Clima é resultado da COP 21, Conferência da ONU realizada em Paris, no fim do ano passado. O documento traz uma série de compromissos assumidos pelos países, como a redução de emissões de gases de efeito estufa; esforço de adaptação às consequências das mudanças climáticas; e indicação de fontes de financiamento para a transição para economias de baixo carbono.