No terceiro capítulo da série organizada pelo site Spotniks, sobre dez obras desnecessárias ou mal executadas no Brasil e que levaram ao desperdício de milhões em dinheiro público, mencionaremos agora a obra do porto de Rio Grande. Aprofundar o calado do porto era uma das obras incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado ainda no governo Lula.
Segundo o projeto, o canal do porto deveria ser aprofundado de 14 para 16 metros, em uma obra orçada inicialmente em R$ 196 milhões. Com a obra, os navios que atracassem no quarto maior porto do país, por onde escoam 90% das exportações gaúchas (o terceiro maior exportador do país), poderiam levar 20 mil toneladas a mais por viagem.
A obra foi realizada pela empreiteira Odebrecht e pela empresa belga Jan De Nul, e ficou pronta em um ano, mas desde então jamais foi de fato utilizada. O motivo? A Marinha, responsável pela segurança dos navios, jamais homologou a obra, e portanto, os navios nunca puderam se utilizar do porto.
Com a falta de utilidade da obra, o governo federal encaminhou a realização de uma nova dragagem no porto. Desta vez ao custo de R$ 387 milhões. Será essa mais uma obra a gastar dinheiro público à toa?