Em discurso no plenário, nesta terça-feira (27/9), o Líder do PV, senador Alvaro Dias, aproveitou a nova fase da Operação Lava Jato, com a prisão do ex-ministro Antonio Palocci, para destacar o trabalho dos investigadores. Segundo o senador, a declaração do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em Ribeirão Preto, foi um equívoco, mas certamente insignificante “diante da grandeza dos fatos que levaram o ex-ministro Palocci à prisão”.

Alvaro Dias destacou o tamanho da corrupção revelado pela Operação Lava Jato, com bilhões de reais desviados, e disse que a causa de tanta roubalheira é o modelo de governança: “A causa certamente é esse sistema de governança de promiscuidade, que elege o balcão de negócios como caminho para a solução dos problemas nacionais e que determina o aparelhamento do Estado, com o loteamento dos cargos, abrindo as portas para a corrupção desenfreada”.

Para o senador, a Operação Lava Jato, aplaudida pela maioria dos brasileiros,  está estabelecendo o marco de um novo rumo para o Brasil: “Obviamente temos razões para acreditar que essa indignação que campeia solta de norte a sul do Brasil, essa revolta que foi contida e que extravasou nas ruas do País depois de muito tempo, está exigindo não apenas a substituição de pessoas, mas exigindo, acima de tudo, a substituição desse modelo e da cultura política no nosso País, com mudanças em relação a conteúdo,  atitude e comportamento. E é responsabilidade da classe política determinar a mudança de rumos em nosso País. Nós acreditamos sim que o Brasil tem jeito e que as mudanças ocorrerão. É um País à espera de reformas e a reforma essencial e prioritária deve ser a substituição do balcão de negócios por um sistema que estabeleça uma relação republicana entre os poderes, atendendo as expectativas do povo brasileiro”.