O Líder do PV, senador Alvaro Dias, protocolou, nesta quinta-feira (10/11), no Ministério da Educação (MEC), requerimento com base na lei de acesso à informação para ter acesso a dados, como estrutura funcional e orçamento, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada em Foz de Iguaçu, no Paraná.

O requerimento endereçado ao ministro Mendonça Filho pede que sejam remetidos ao senador, entre outros, o número de alunos e professores; a nacionalidade dos estudantes que cursam graduação, extensão e mestrado na UNILA;  as normas para admissão na universidade; os critérios e requisitos para a contratação de professores e para o aproveitamento de diplomas emitidos por universidades brasileiras e estrangeiras; o valor do custo por aluno; os gastos com manutenção e a eventual contribuição de outros países.

Para Alvaro Dias, é fundamental conhecer, de forma detalhada e transparente, o funcionamento das instituições de ensino superior brasileiras. “Esse é um segmento estratégico para o País. São informações fundamentais, especialmente para elucidar os mecanismos de gestão e operacionalização da UNILA”, disse o senador na justificativa.

Leia a íntegra do requerimento