CDH pode votar projeto de Alvaro Dias que amplia direitos dos idosos

0
1237

Está pronto para ser votado nos próximos dias na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa o PLS 648/2015,
de autoria do senador Alvaro Dias, que inclui no Estatuto do Idoso a previsão de internação das pessoas idosas durante o dia em instituições. A intenção de Alvaro Dias com o projeto é preservar os laços dessas pessoas com as famílias, já que com a internação permanente a convivência fica prejudicada.

Ao justificar a aprovação do projeto, Alvaro Dias afirmou que o espírito da lei é manter os idosos com a família, evitando a internação permanente nos abrigos e outras instituições. Muitas famílias, no entanto, não têm condições de pagar alguém para cuidar dos idosos em casa ou de fazer com que um de seus integrantes abra mão do trabalho para isso. A única opção, muitas vezes, acaba sendo a internação permanente.

“A solução proposta, a nosso ver, inibe os efeitos desagregantes do envolvimento de todos os adultos da família com o trabalho diário. Dispõe a pessoa idosa, durante o dia, das atenções de profissionais especializados, e vê, à noite, a família, com suas várias gerações, reunir-se no lar”, argumenta o senador Alvaro Dias.

O PLS 648/2015, de Alvaro Dias, é relatado pela senadora Ângela Portela (PDT-RR), que emitiu parecer pela aprovação do texto, sem emendas. Para ela, diante do envelhecimento da população brasileira, o tema da internação de pessoas idosas é cada vez mais relevante. O mérito da proposta, afirmou, é conciliar os cuidados necessários ao idoso e o convívio familiar.

(com Agência Senado)