O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) protocolou, esta semana, um ofício e um memorando, destinados respectivamente ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), no qual apresenta demanda de brasileiros pela abertura de um consulado do Brasil em Orlando, Flórida, nos Estados Unidos. Nos documentos, o líder do Podemos destaca que a medida representaria um grande benefício para os brasileiros residentes e visitantes do estado.

“A ausência de uma repartição consular em Orlando é motivo de queixas em todas as esferas locais. Atualmente os brasileiros em situação de emergência são amparados por igrejas e associações, conforme testemunho que colhi junto às lideranças religiosas com as quais me reuni”, afirma Alvaro Dias, que no início do mês foi um dos principais palestrantes no evento Brazil America Summit, promovido pela Brazil America Council. O senador foi convidado da organização do evento, portanto não utilizou recursos públicos na viagem.

O parlamentar explica que, hoje, o consulado brasileiro de Miami atende à Flórida inteira. “O deslocamento até àquela repartição consular é de quatro horas de viagem e o custo entre pedágio, combustível, estacionamento e alimentação é de aproximadamente US$ 200 dólares. Se houver necessidade de pernoite esse valor pode quase duplicar”, diz.

Segundo ele, os residentes na Flórida Central são “submetidos ao inconveniente de perder um ou dois dias de trabalho, escola ou atividade empresarial para viajar até Miami, para resolverem suas pendências”. “O inconveniente não é apenas dos brasileiros que moram em Orlando, mas em outras cidades ainda mais distantes. Não há escolha, a não ser procurar atendimento fora”, ressalta o senador.

Desde 2007, é expressivo o aumento do afluxo de visitantes e novos residentes vindos do Brasil. Segundo o site Statista, a expectativa é de 1,84 milhão de brasileiros em 2022 – hoje são cerca de 1,6 milhão –, sendo que esse destino é concentrado em 55% no Estado da Flórida e, mais especificamente, 35% em Orlando. Já de acordo com a “Visit Orlando”, maior organização de turismo da Flórida, o volume de turistas à Orlando, em julho, foi superior ao registrado para Miami. No primeiro semestre de 2019, 850 mil turistas brasileiros visitaram os parques temáticos daquela cidade.

5 COMENTÁRIOS

  1. Em nome do Brazil America Council e da comunidade Brasileira de Orlando, now lhe agradecemos de coração. Essa é uma antiga necessidade, fax parte do sonho de todos nos. Hoje não temos nome, somente um coração feliz, pois muitas vidas foram tomadas pela emoção de sua competencia, honestidade e bondade. Ninguem. Nunca se importou a esse ponto conosco. E hoje pela vontade de Deus temos o Senador a nosso lado.

    Muito obrigada
    Laiz Rodrigues

  2. Agora, sim, estou confiante que em breve teremos o nosso Consulado aqui em Orlando, FL. Muito grata, Senador Álvaro Dias, pela sua iniciativa.

  3. Parabens Senador Alvaro Dias, precisamos de mais politicos de seu escalão. Para que não haja corrupção aqui nos Estados Unidos também !

    • Ademar, suas palavras motivam cada vez mais a continuar nessa luta, para que nosso país melhore para todos. Um grande abraço e obrigado

Comments are closed.