Na sessão remota desta terça-feira (26/05), o senador Alvaro Dias manifestou o seu total apoio à aprovação do projeto (PL 1.543/2020) que autoriza a prorrogação de dívidas rurais pelo período mínimo de 12 meses. O objetivo da proposta é a de amenizar a crise decorrente do estado de calamidade relacionado ao coronavírus. Ao defender o projeto, o senador Alvaro Dias afirmou que a agricultura familiar é fundamental para o desenvolvimento do país, e não poderia ter outro tratamento do Senado.

“O último reduto para o coronavírus, teoricamente, é o campo. No entanto, ele sofre as consequências também dessa pandemia. Os agricultores, de modo geral, aguardam o Plano Safra. Agora, no início de junho, certamente, o governo anunciará um Plano Safra vigoroso para estimular a produção e a produtividade. A agricultura continuará, como se diz popularmente, carregando o Brasil nas costas”, afirmou o senador.

Alvaro Dias, no seu pronunciamento, também destacou a participação do Banco do Brasil no apoio às pessoas do campo. “O Banco do Brasil é muito importante para o agricultor. Por isso nós rejeitamos e rechaçamos a hipótese de venda do Banco do Brasil, porque ele é fundamental como instrumento de fomento para o nosso desenvolvimento, especialmente para a agricultura brasileira”, disse.

O projeto, de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), foi aprovado na sessão online na forma do substitutivo apresentado pelo relator, senador Zequinha Marinho (PSC-PA). A matéria segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.