O senador Alvaro Dias apresentou nesta quinta-feira (11/02), em nome de toda a da bancada do Podemos no Senado, requerimento de Voto de Pesar pelo falecimento do brilhante e respeitado jurista, professor e advogado René Ariel Dotti, que sofreu uma parada cardíaca. René Dotti tinha 86 anos e morava em Curitiba. Na homenagem a René Dotti, o senador Alvaro Dias afirma que o Paraná em particular e todo o mundo jurídico nacional estão em profundo luto com a perda deste “destacado cidadão, bravo defensor das liberdades democráticas e respeitado jurista”. O senador reforçou que René Dotti deixou sua marca em nossa história em todos os campos nos quais atuou, sempre de maneira brilhante.

“O prestígio de René Dotti como jurista ultrapassou as fronteiras do nosso país, fazendo com que ele viesse a integrar respeitadas instituições internacionais, como, só a título de exemplos, o Conselho Diretor do Instituto Latino-americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente; ou a Associação Internacional do Direito Penal, que o homenageou com o título de Vice-Presidente Honorário”, disse Alvaro Dias, que afirmou ter tido o privilégio, quando governou o Paraná, de contar com a brilhante colaboração de René Dotti como seu Secretário de Estado de Cultura.

O Líder do Podemos no Senado lembrou ainda uma outra atividade na qual René Dotti se destacou como advogado, que foi na defesa de vítimas da repressão nos tempos da ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964. “Mesmo sendo alvo de frequentes ameaças à sua vida e abertamente perseguido por organismos policiais, ele nunca deixou de aceitar a defesa de professores, jornalistas, políticos, quem quer que fosse perseguido por não se submeter ao arbítrio dos governos fardados”, disse o senador.

“Pelo relevante trabalho que desempenhou por toda a vida nos cenários jurídico, político, cultural e da defesa dos direitos humanos e particularmente pela sua corajosa e firme atuação em defesa das liberdades democráticas, estou certo de que René Ariel Dotti se faz merecedor desta homenagem, que me sinto extremamente honrado em propor, em nome do Senado Federal, na forma de um Voto de Pesar pelo seu falecimento”, finalizou o senador Alvaro Dias em sua homenagem ao jurista René Ariel Dotti.

Leia o voto de pesar

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, deixe seu nome aqui