Defensor da Lava Jato, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) afirmou, em entrevista à CNN nesta terça-feira (9), que o grande problema do Brasil é o foro privilegiado, ao comentar o julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos casos da operação. Segundo o parlamentar, se não fosse esta lei, a operação conseguiria atuar de forma mais incisiva.

“O problema do Brasil é o foro privilegiado. Se nós fossemos analisar com cuidado, conseguimos verificar que os alcançados pela Operação Lava Jato eram aqueles sem mandato. Se tivéssemos acabado com o foro privilegiado, não teríamos determinados parlamentares no Congresso atualmente, porque teriam sido alcançados pela Lei da Ficha Limpa”, disse o senador.

Segundo Dias, há um “conluio” entre o Supremo Tribunal Federal e o Senado para que a lei não seja extinta.

“Senadores só podem ser julgados pelo STF e ministros do STF só podem ser julgados pelo Senado. Este conluio trabalha contra a justiça e a favor da impunidade.”

O fim da Lava Jato
Ainda segundo o senador, a Operação Lava Jato tomou um “golpe terminal” com as ações do STF nos últimos dias. Para o parlamentar, o sistema Judiciário do Brasil está “falido”.

“A Lava Jato se constituiu na grande esperança do Brasil com uma nova justiça, onde todos sejamos iguais perante a lei, mas a constatação é de que o sistema Judiciário está falido”, disse o senador, que não eximiu a operação de críticas.

“Evidente que falhas foram cometidas na operação, não tão graves quando a corrupção desvendada. A Lava Jato desvendou mistérios que envolveram o maior escândalo de corrupção de nossa história.”