O senador Alvaro Dias apresentou, esta terça-feira (16/03), requerimento de Voto de Pesar pelo falecimento do ex-deputado federal Euclides Scalco, aos 88 anos. Ele morreu às 4h30 desta terça, no Valencis Hóspice, em Curitiba, em razão de complicações relacionadas a um acidente vascular cerebral (AVC). Scalco estava com a saúde debilitada há alguns meses e também testou positivo para covid-19 na última semana.

“O Paraná perdeu hoje uma figura que teve marcante atuação no cenário político paranaense e também nacional, que foi o ex-deputado federal Euclides Scalco”, diz Alvaro Dias. “Mais do que sua intensa atuação política e suas realizações nos diversos cargos que ocupou, Euclides Scalco deixa um legado de seriedade e honradez. Discorde politicamente dele quem desejar, mas certamente ninguém deixará de reconhecer a sua grandeza de caráter, lealdade às suas convicções e dignidade. Ele cumpriu com altivez sua missão”.

No voto, o líder do Podemos recorda a trajetória de Scalco, desde quando elegeu-se vereador e prefeito em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, no fim dos anos 50 e início dos 60; passando pela sua oposição à ditadura militar como um dos fundadores da seção paranaense do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) também nos anos 60; pelo cargo de chefe da Casa Civil do governo paranaense, em 1982; pelo seu papel na renegociação da dívida de 16 bilhões de dólares da hidrelétrica Itaipu Binacional, da qual foi diretor-geral, com a Eletrobras; até sua coordenação do grupo que estudou a organização do sistema de assistência social do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, que resultou na criação do programa Comunidade Solidária.

“Por sua intensa e relevante atuação na vida pública, tanto no Paraná quanto em Brasília, estou certo de que Euclides Scalco se faz merecedor desta homenagem que sinto-me honrado em propor, na forma de um Voto de Pesar pelo seu falecimento. Que este reconhecimento ajude a atenuar a dor que certamente estão sentindo neste momento a esposa Terezinha Marcolin Scalco e seus quatro filhos”, finaliza Alvaro Dias.

Leia o voto de pesar: Homenagem de Pesar – Euclides Girolamo Scalco.