O Senado Federal vai homenagear o relevante e importante trabalho realizado pelo maestro londrinense Roney Marczak por intermédio do Projeto Sol Maior, que proporciona apoio a jovens carentes que possuem talento para a música. A homenagem será garantida pelo requerimento apresentado por Alvaro Dias nesta quinta-feira (22/04), com pedido de inserção em ata de Voto de Aplauso ao maestro Marczak e ao Projeto Social Sol Maior, realizado na cidade paranaense de Londrina.

Em seu pedido de Voto de Aplauso, que deve ser aprovado na próxima sessão plenária, o senador Alvaro Dias destacou que o maestro Roney Marczak, sabedor da importância que as bolsas de estudos representam para quem quer estudar música, se empenhou em dar oportunidade a jovens com talento, mas sem condições financeiras de custear os próprios estudos. Para proporcionar uma chance a esses jovens talentos, o maestro criou em sua escola de música, no ano de 2001, o Projeto Social Sol Maior. Com este projeto, a cada três alunos pagantes a Escola de Música Sol Maior concedia uma bolsa a algum jovem carente que revelasse interesse e propensão para a música.

De acordo com o senador Alvaro Dias, graças a este programa, nas últimas duas décadas centenas de jovens de famílias sem recursos, que poderiam estar na marginalidade, possivelmente engrossando as estatísticas do crime, converteram-se em músicos e professores de música. Esses talentos descobertos pela ação do Programa Social Sol Maior hoje se destacam atuando profissionalmente no Brasil, e muitos deles também no Exterior.

“Fica evidente a relevante contribuição que o Projeto Social Sol Maior oferece à amenização do problema representado pelos jovens que chegam sem a menor oportunidade à idade de ingressar no mercado de trabalho; da mesma forma, ao desenvolvimento e ao encaminhamento de talentos para a música que se perderiam não fosse essa mão que generosamente a eles vem sendo estendida. Por tudo isso, estou certo de que senadores e senadoras irão concordar em que o Projeto Social Sol Maior, na pessoa de seu instituidor, o maestro Roney Marczak e toda sua equipe, é merecedor deste Voto de Aplauso e das congratulações por parte do Senado Federal que sinto-me honrado e gratificado em propor”, afirmou o senador Alvaro Dias, ao justificar a apresentação do Voto de Aplauso.

Quem é Roney Marczak

O maestro Roney Marczak é um londrinense que revelou precocemente seu talento para a música, voltada para o violino, e que começou a estudar aos seis anos de idade. Deixando a adolescência, entre 900 candidatos, Roney foi um dos três bolsistas selecionados pelo governo alemão para estudar na Faculdade de Música de Freiburg, em Breisgau, onde realizou o curso de graduação com nota máxima. Também foi bolsista do Governo Suíço e concluiu pós-graduação e mestrado na Faculdade de Música de Berna, igualmente com as melhores notas.

Pelo seu inegável talento, o jovem londrinense em pouco tempo se tornou um nome da maior expressão no mundo musical europeu. Tanto que o Vaticano o convidou a ser o responsável pelas músicas que foram executadas durante a missa solene, celebrada pelo Santo Papa João Paulo II, que reuniu pela primeira vez todas as eminências católicas do Oriente em Roma. Foi vencedor e premiado em todos os 11 concursos nacionais e internacionais dos quais participou, entre eles em Tóquio, no Japão e em Freiburg, na Alemanha. No Japão, realizou concertos em Tóquio e outras cidades. Foi recebido por integrantes da família real japonesa e também premiado pela sua participação no Concurso Internacional Bunka Kaikan, realizado na capital japonesa.

Após 20 anos de estudos e trabalhos frente a importantes orquestras na Alemanha, Áustria, França, Itália e Suíça e como professor no Kolleg St. Blasien, na Alemanha e na Faculdade de Música de Wohlen, na Suíça, o maestro Roney
Marksak interrompeu o curso de doutorado na Universidade de Berna para voltar à sua terra natal, onde fundou a Escola de Música Sol Maior, da qual é professor e diretor-geral.

2 COMENTÁRIOS

  1. Caríssimo Senador Alvaro Dias,

    Muito obrigado pelo seu carinho e pela importante contribuição que realiza à cultura e educação em nosso país. Um orgulho ter você o nosso Senador da República. Você nos representa! Deus lhe abençoe sempre cada dia mais e mais.

    • Agradecemos imensamente suas palavras de apoio e consideração. Elas serão repassadas diretamente ao parlamentar. Um grande abraço e nosso muito obrigado.
      Assessoria

Comments are closed.