“O governo Alvaro Dias no Paraná, entre 1987 e 1991, conseguiu realizar o maior conjunto de obras da história do Estado”. A afirmação foi feita em entrevista pelo ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, que exerceu sete mandatos consecutivos pelo Paraná. Hauly foi secretário da Fazenda no governo Alvaro Dias, e auxiliou o governador em um dos mais ousados e reconhecidos programas de reformas já visto na administração pública.

“Tive a honra ser secretário da Fazenda no governo Alvaro Dias, quando fizemos a reforma administrativa, a reforma financeira, econômica, além de um grande saneamento financeiro numa época de inflação elevadíssima, um período em que tínhamos milhares de greves em todo o Brasil e em todo o Paraná. Mesmo neste cenário adverso, o governo Alvaro Dias conseguiu realizar o maior conjunto de obras da sua história”, afirma Hauly.

Na entrevista, Luiz Carlos Hauly lembrou que o investimento alcançado pelo governo Alvaro Dias foi de 22,2% do orçamento do Estado em todos os quatro anos. Como explicou Hauly, em quatro anos de governo, quase um orçamento inteiro foi empenhado para investimentos em obras e realizações em todo o estado do Paraná.

“Até hoje, 32 anos depois que terminou, o governo de Alvaro Dias é considerado o maior de todos os tempos. Somente em estradas e rodovias foram 3.560 quilômetros, e mais 1.500 quilômetros de recapes. Foram construídos hospitais em todo o Paraná, postos de Saúde, creches, milhares de salas de aula, programas inovadores na agricultura, como manejo integrado de solos e águas, microbacias que viraram modelos para o mundo, os bancos saneados. Ou seja, foi um período de muita eficiência, competência e prosperidade para todo o povo do Paraná”, destacou o ex-deputado.

A alta avaliação do governo Alvaro Dias nas pesquisas de opinião feitas por institutos nacionais também foi destacada pelo ex-deputado Luiz Carlos Hauly. Segundo ele, em todos os quatro anos de duração do governo, Ibope, Gallup, DataFolha e outros institutos apresentaram Alvaro Dias como o governador mais bem avaliado de todo o Brasil. Hauly afirmou também que teve a honra de participar deste governo de sucesso, assim como de proporcionar, junto com o governador e os demais secretários de estado, um funcionalismo público solidário que marcou a história do Paraná.

“Não tem um canto do Paraná onde não tenha uma placa com as obras de Alvaro Dias. E, Joelmir Betting reconhece isso, em janeiro de 1991, logo após a saída de Alvaro Dias. Joelmir faz esse reconhecimento em rede nacional, depoimento que está registrado até hoje. E eu que sou do Norte do Paraná, vi no rosto da população a felicidade com as estradas, as “free ways” que foram construídas naquela época, e que marcaram muito. Só em Londrina, tivemos o hospital da zona norte, o da zona sul, hospital de Tamarana, hospital de clínicas, hemocentros, pavimentação da zona rural, enfim, um conjunto de obras magnífico. Por isso, até hoje, Alvaro Dias é reconhecido pelo povo paranaense e pelos filhos daqueles daquela época como um grande estadista que o Paraná deu ao Brasil”, concluiu Luiz Carlos Hauly.

Ouça o podcast abaixo