Como jogador e fã de futebol, Alvaro Dias colocou o incentivo ao esporte como uma de suas prioridades como governador do Paraná (1987-1991). Por meio de diversos programas, projetos, eventos e centenas de obras, sua gestão à frente do Executivo paranaense desenvolveu em ritmo nunca antes visto o esporte no Estado.

Um dos primeiros atos do governo Alvaro Dias foi a criação da Secretaria Especial de Esporte e Turismo, que criou e efetivou diversos projetos para valorizar atletas e treinadores. Entre estas ações, destacam-se os programas “Paraná Olímpico”, que concedia bolsas a atletas que se sobressaíssem no Estado, e “Frutos da Terra”, que visava descobrir novos talentos a partir de indicações de professores de Educação Física.

O programa Paraná Olímpico era destinado a atletas de alto rendimento para que tivessem um ganho financeiro a mais. O projeto era bancado pelo Banco do Estado do Paraná, que repassava os recursos com base na qualificação dos atletas, a pedido das confederações para as quais haviam sido convocados – ou seja, não levava em consideração indicação política, mas sim a meritocracia.

Na gestão de Alvaro Dias, o acesso à iniciação esportiva, recreação e lazer foi assegurado à população de 270 municípios por meio do Projeto “Integração”. Já a especialização esportiva foi estimulada com a realização do Projeto “Polos Esportivos”, que promoveu dezenas de competições, envolvendo a participação de 6.400 atletas de 65 municípios.

Os “Jogos Abertos” cresceram muito nos quatro anos do governo Alvaro Dias. Em 1987, os jogos eram disputados por 4.735 atletas de 93 municípios. Em 1990, 7.450 atletas de 142 municípios participaram das disputas. Os “Jogos Escolares” e os “Jogos da Juventude” acompanharam o mesmo ritmo de evolução, o que demonstrou que o Paraná é mesmo bom de bola, de corrida, de ginástica e de arremesso.

Neste período, não foram só os grandes atletas que se beneficiaram com a nova política de esportes. O acesso ao esporte foi garantido a todos os cidadãos na gestão de Alvaro Dias. Dezenas de cidades viram realizado o sonho de ter seu próprio Ginásio de Esportes. Projetos como o “Viva Mais o Verão”, o “Festival de Praias” e “Férias no Município” chegaram a envolver, numa só temporada, mais de meio milhão de pessoas, sempre com acompanhamento técnico. Por meio do Projeto “Diagnóstico de Aptidão Física”, um ônibus especial, dotado de sofisticados equipamentos, percorreu 27 municípios, para medir a capacidade física da população.

O esporte paranaense ganhou também grandes obras durante o governo Alvaro Dias: O Ginásio do Tarumã foi totalmente reformado para a realização de cursos de capacitação profissional e clínicas de esporte, além de sediar períodos de treinamento de seleções nacionais. A reforma permitiu que o Tarumã abrigasse a realização de eventos internacionais como os Campeonatos Sulamericanos masculino e feminino de vôlei, além de ter sido uma das sedes escolhidas para o Campeonato Mundial Masculino de Vôlei.

O automobilismo também foi beneficiado com a realização de novas e importantes obras. Elas incluem a reforma do Autódromo Internacional de Pinhais e o início da construção do Autódromo de Londrina. Hoje, o Paraná ocupa a pole-position em matéria de competições: é o único Estado brasileiro a dispor de 3 autódromos asfaltados.