O senador Alvaro Dias defendeu, esta quinta-feira (28/04), a ida de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao Senado para debater um novo modelo de escolha de integrantes de cortes superiores e a fixação de tempo de mandato dos mesmos.

“Acho importante vinda de ministros do Supremo para debater, no Senado, no sentido de construir, produzir, em que pese o fato de problemas muito graves estarem afetando a vida nacional”, afirmou. Para Alvaro Dias, a raiz de muitos problemas está relacionada ao modelo de escolha dos ministros STF ou de tribunais superiores, além do Procurador-Geral da República.

“Esse modelo da indicação política, do apadrinhamento político, leva à suspeição permanente. Por isso a nossa proposta é de mudança radical deste modelo de escolha de integrantes de tribunais superiores. Queremos que a meritocracia substitua a indicação política”, disse o líder do Podemos no Senado.

Alvaro Dias ressaltou ainda que é importante a fixação de um tempo de mandato dos ministros. “O mandato não pode ser eterno”, assinalou. De acordo com o senador, estas mudanças eliminariam o peso da suspeição sobre os tribunais superiores, especialmente quando no caso de julgamentos que envolvam um agente público, como um político, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, deixe seu nome aqui