O senador Alvaro Dias defendeu, em pronunciamento esta quinta-feira (12/05), em plenário, a construção de refinarias que tenham condições de refinar o petróleo pesado produzido no país. Para o líder do Podemos, a medida pode ser a solução para o constante aumento dos preços dos combustíveis.

“O que consideramos fundamental para solucionar a alta dos preços é a construção de refinarias competentes, para assumirmos a responsabilidade de refinarmos o petróleo aqui, no Brasil, transformando o petróleo pesado em combustível”, pontuou Alvaro Dias, ressaltando que a abusiva elevação dos preços dos combustíveis causa revolta na população.

O senador questionou por que não há, no Brasil, refinarias com competência para refinar o petróleo. “Qual a razão de não termos refinaria com competência para refinar o petróleo pesado?”, indagou o líder do Podemos, acrescentando que a Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, foi “engolida” pela corrupção e outras refinarias estão sucateadas.

“Nós ganhamos em real, nós exploramos o petróleo em real, o custo da exploração do petróleo se dá em real, mas não temos a competência para o refino do petróleo aqui no Brasil. Nós exportamos e depois recebemos de volta e pagamos o preço internacional em dólar”, explicou o senador.

Além da construção de refinarias, Alvaro Dias defendeu a realização de uma reforma tributária de profundidade, que reduza o impacto dos tributos para o consumidor. “É fundamental tributar mais na renda e menos no consumo. Certamente todos os brasileiros serão beneficiados, pois todos somos consumidores. A roda da economia vai girar com mais força e governo arrecadará mais, já que o seu propósito é não perder receita”, concluiu o parlamentar.

1 COMENTÁRIO

  1. Estou com 56 anos, sou paranaense estou morando em SC há 25 anos, meu primeiro voto foi Álvaro Dias até as últimas eleições para presidente,,, admiro muito,,,, e agradeço esse político exemplar,,.

Comments are closed.