O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Carlos Valter Martins Pedro, em ofício enviado ao senador Alvaro Dias, manifestou o apoio incondicional da entidade à aprovação do PLS 214/2015, que exclui a silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras. O projeto, de autoria do senador Alvaro Dias, foi aprovado na semana passada pela Comissão de Meio Ambiente, e deve ser votado no Plenário do Senado na sessão desta terça-feira (17/05). Para o presidente da Federação das Indústrias, o projeto de Alvaro Dias é de extrema importância para que se desonere e se desburocratize o plantio de florestas, “estimulando a paridade do Brasil no mercado internacional ao alinhar o regramento nacional ao adotado pelos países produtores de madeira de reflorestamento”.

Leia abaixo, na íntegra, o ofício assinado por Carlos Valter Martins Pedro, presidente da Federação das Indústrias do Paraná, e que representa milhares de empresários do Estado:

“Caro Senador,

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná e todo o setor de base florestal do nosso Estado, agradece a sua iniciativa em apresentar o PLS 214/2015, que exclui a silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras, bem como, o seu empenho para que a matéria fosse aprovada pela Comissão de Meio Ambiente do Senado.

O tema é de extrema importância para que se desonere e se desburocratize o plantio de florestas, estimulando a paridade do Brasil no mercado internacional ao alinhar o regramento nacional ao adotado pelos países produtores de madeira de reflorestamento.

É válido ressaltar que nosso país é líder mundial em silvicultura, tendo atingido este patamar devido aos investimentos em desenvolvimento tecnológico e melhoramento genético realizados pelo setor privado. Porém, mesmo com a alta produtividade, o setor de base florestal ainda enfrenta inúmeras dificuldades, tais como a morosidade no licenciamento ambiental em diversos estados e restrições à ampliação e reforma de áreas plantadas, além de outras burocracias, que atrasam o desenvolvimento da indústria madeireira.

Por estas razões, solicitamos que seja requerido junto à mesa diretiva do Senado, pedido de urgência e inclusão do PLS 214/2015 na Ordem do Dia em Plenário, a fim de que a proposta possa ser votada o quanto antes por esta Casa de Leis.

Mais uma vez agradecemos sua atenção e sensibilidade a um tema importante para a indústria madeireira, colocando-nos à disposição.

Atenciosamente,

Carlos Valter Martins Pedro
Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná”